A empresa iniciou a sua actividade em 1974, nas áreas do gás GALP e electrodomésticos. A estrutura da empresa foi-se alterando e neste momento o empresário Sr. Luís Martins exerce a gestão da empresa.

Em 1985, a empresa abre uma 2ª loja, contando a partir daí com 2 pontos de venda. Desde então a 1ª loja (e sede da empresa), no centro histórico da cidade, tem funcionado como ponto de apoio ao negócio de distribuição e gás, vendendo também electrodomésticos. Desde 1999 associou-se à Central de Compras TIEN21 passando a poder comercializar mais de 110 marcas de electrodomésticos a preços muito competitivos.

Ao longo dos anos a empresa cresceu e manteve-se actualizada de acordo com os requisitos muito exigentes da actividade do gás e electrodomésticos, sendo líder na distribuição de gás butano e propano, no concelho da Guarda.

A Congal presta também serviços técnicos de instalações de gás em prédios e moradias, redes externas de gás e reparação de todo o material de queima, dispondo de técnicos especializados devidamente credenciados pela Direcção Geral de Energia e Geologia.

A empresa pretende, ainda, manter e aumentar a proximidade com o cliente prestando serviços especializados e aconselhamento técnico, garantindo o maior conforto na utilização dos seus produtos e serviços e a total satisfação dos seus clientes.

Desde 2011 explora o Posto de Abastecimento do Mileu na cidade da Guarda comercializando Gasolinas e Gasóleos. Os clientes têm também à sua disposição a Loja de Conveniência Tangerina com Cafetaria, venda de Jornais e Revistas e Tabacos e ainda Lavagem Automóvel Jetwash e Aspiradores.